Somente o MELHOR do Rap Nacional - 99,5% RAP NACIONAL


18 de jan. de 2010

Entrevista MC Grilo


OPortal Rap: Salve Grilo, suavidade?

MC Grilo: Sempre, tranquilão!!!

OPortal Rap: Porque grilo mano?

MC Grilo: Quando eu era menor, tinha uns 7 anos de idade, jogava futebol no quintal com os meus primos mais velhos, como sou magro e tenho a perna bem fina, meus movimentos pareciam de um Grilo mesmo, ai um deles começou a me chamar de Grilo. Com certeza não gostei muito da idéia no início, mas depois me acostumei com o vulgo e está até hoje comigo, inclusive na vida de mc.

OPortal Rap: Da hora mano, a quanto tempo está na caminhada? Nos fale sobre sua trajetória.

MC Grilo: Então, conheci a cultura Hip Hop em 2005 aos 13 anos de idade através do Break, mas já rimava alguma coisa e sabia que tinha mais habilidade com as palavras do que com a dança. No mesmo ano já comecei a fazer umas rimas com um grupo aqui da minha área “Inteligencia Urbana” fizemos alguns shows, sendo que como eu era bem novo e minha cidade é um pouco longe dos principais eventos de Hip Hop, demorei a aparecer nas principais batalhas, por isso acho que minha evolução tardou.
Só em 2008 consegui evoluir alguma coisa, iniciando meu ciclo na Batalha do Conhecimento. Em 2009 venci algumas edições e fui bem em todas, participei das eliminatórias pra Liga dos Mcs, pus esses 2 sons na pista, Bandido Amador e Funcionário Próprio em 2 anos(2008 e 2009) evoluí o triplo de 2005, 2006 e 2007, mas todas as épocas serviram de aprendizagem, de alguma forma.

OPortal Rap: Da onde tira suas inspirações e qual o projeto de composição dos seus sons?

MC Grilo: Ah cara!... Eu tiro minhas inspirações da vida em geral, minhas trocas de idéias com os amigos na esquina, apelidos e brincadeiras, da vida cotidiana, do ser humano no mais simples ato de viver, acho que é o que falta ao rap, a valorização do ser humano comum. Misturo tudo isso com filmes, livros, seriados e desenhos que assisti por toda a minha vida. Tudo pode servir de inspiração para um bom rap, basta a criatividade de quem está fazendo e a forma como olhamos o que nos cerca.
Geralmente componho na madruga, onde tudo está calado e as ideias aparecem com mais frequência.

OPortal Rap: Quais as suas referencias musicais? Que temas costuma abordar em seus sons?

MC Grilo: Minhas referências musicais são: Raimundos, Quinto Andar, Black Alien e Speed, Chico Buarque, Zeca Baleiro, Zé Ramalho, Cartola, Nação Zumbi, Seu Jorge, Linkin Park, Marechal, Funkero, Racionais mcs, Projota, Nas, Commom, Lupe Fiasco, Q-Tip, Mosdef, Talib Kweli, Kanye West, Fifty Cent Jay-Z. Muita coisa, essa lista não é nem é a metade.
Quanto aos temas, eu abordo temas variados, posso falar do Bandido Amador que é um chacota na comunidade, usando um tom irônico, como também posso falar das crises mundiais, do aquecimento global, numa pegada bem séria, ninguém é 100% sério a todo momento e ninguém é 100% debochado também. Muita coisa se passa na mente humana 24 h por dia, na mente do MC esse processo acontece em dobro.

OPortal Rap: Na sua opinião, o que é preciso para ser um bom MC?

MC Grilo: Primeiramente, ser uma boa pessoa, com uma áurea boa, uma boa energia para passar para a plateia e ser sempre real no que está falando e fazendo. Com esses atributos somados a muita dedicação, busca incessante pela informação e evolução nas técnicas musicais, qualquer um pode vir a ser um bom MC.

OPortal Rap: O que você considera essencial para a renovação do cenário carioca?

Já temos muitos bons MCs surgindo, uma boa safra, muito talento, o que falta são profissionais qualificados, pessoas cientes da força e da importância do rap. A falta de espaço pra nossa cultura faz com o que os MCs se submetam a situações bem desconfortáveis, muita gente se aproveita disso para sugar ao máximo os artistas, muitos desses aproveitadores se dizem do rap também. Tem muita gente vivendo de aparência, de um nome que fez há 10 anos atrás e desde então não evoluiu e muita gente talentosa sendo deixada de lado e pouco valorizada. Acho que quando a maioria dos MCs e das pessoas tiverem a noção do valor dos trabalhos, poderemos nos profissionalizar, isso depende de nós mesmos, aqui na Região de Niterói e São Gonçalo isso está acontecendo aos poucos, to vendo o Nissin e a família Conjuntivite em geral, a galera do Audioativo , o Marechal, a Banda Prioridade SG, todos dando apoio a quem está começando e realizando eventos e reuniões frequentemente. Os MCs em geral estão se reunindo por si, 2009 eu vi muitas caras novas aparecendo, fiquei feliz por isso, essa é a renovação, isso que precisamos, união, seriedade, profissionalismo e oportunidade, 2010 promete.

OPortal Rap: Você já tem algum trabalho nas ruas?

MC Grilo: Como já disse antes, tem 2 músicas rolando na rede, Bandido Amador e Funcionário Próprio, estou visando lançar uma mixtape até o fim do ano, sem nome definido ainda, talvez seja Funcionário próprio mesmo e viso lançar juntamente com umas camisas, vamos ver, até lá tem muita água pra rolar, muita experiência pra se adquirir, a correria é essa.
OPortal Rap: Qual a importância da internet no seu trabalho?

MC Grilo: Sempre utilizo a internet que é a ferramenta chave para quem é independente, divulgo os eventos no meu fotolog e no myspace (no fim da entrevista os links), tudo o que lancei até agora eu disponibilizei para download. Não sei o que seria da nossa correria sem a internet, as gravadoras se vêem doidas com isso, é um soco na cara do sistema!

OPortal Rap: Fora o seu solo, você tem algum projeto paralelo?

MC Grilo: Então, no fim de 2009 recebi o convite da Banda Prioridade SG (www.myspace.com/prioridadesg), coletivo que está a 7 anos na correria e estamos ensaiando para vir quebrando em 2010, e estou junto com a rapaziada do Astúcia Crew em um som que deve sair no álbum deles, talvez o próximo single deles. O Cogito veio ao Rio, demos um role, trocamos uma idéia e vira e mexe estamos nos falando por MSN, depois do carnaval devo ir a SP para concretizar essa correria. Fora isso, no momento eu penso nas batalhas do conhecimento, na organização de eventos aqui em São Gonçalo que a cena é bem forte e focar nas músicas para por a mixtape nas ruas.

OPortal Rap: O que podemos esperar do MC Grilo daqui pra frente?

MC Grilo: Dedicação ao máximo nessa parada, letras bem identificáveis e relacionadas à vida, divulgação master do trabalho e correria intensa. Anotem esse nome MC Grilo de São Gonçalo, é o cara!!!

OPortal Rap: Valeu por compartilhar um pouco da sua trajetória conosco, parabéns pelo trabalho que vêm desenvolvendo! Fica aqui o espaço pra mandar aquele salve!

Fica o Salve a toda rapaziada do Blog, respeito a todos, agradeço a oportunidade e a atenção...
Um só caminho...
Entrevista elaborada por: CRC (H2D)



8 comentários:

  1. vlw grilooo, satisfação, é nós meu mano !

    //Claudiow

    ResponderExcluir
  2. haha é isso ai mano só na correria, só quem tá sabe o valor 'tamo junto sg !

    ResponderExcluir
  3. É isso aí!
    O Rap precisa de gente positiva igual a você Grilo! Sucesso na caminhada!

    ResponderExcluir
  4. SALVE AI COLOKA A MUSICA DO MC DINHO-ESTOU DE VOLTA

    ResponderExcluir
  5. isso ai Grilo, representando sao gonça !

    ResponderExcluir
  6. é isso ai... muito talento e muita correria, quem conhece o grilo sabe do seu potencial !
    o neguinho é sinistro.. guardem esse nome!
    entrevista fooooda!

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home
Related Posts with Thumbnails